O que eu estou sentindo? Depressão ou Tristeza?
- Dr. Rubem Regoto .Neurologista Clínica Regoto.
- 17 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Todo mundo durante a vida apresentará momentos mais difíceis, quando será tomado por sentimento de tristeza, angústia, sensação que nada dará certo ou que não terá forças para superar os obstáculos. Agora, o que será que diferencia uma tristeza natural da depressão como doença?
O que é Depressão, e o que é Tristeza ...

A tristeza é um momento emocional, um sintoma de reação a algo que geralmente sabemos o que é, e é transitória, direcionada e proporcional ao que lhe deu origem, tanto em intensidade, como em duração.
A tristeza traz uma sensação ruim, negativa, mas é um processo biológico fundamental para o amadurecimento cerebral.
Os principais desencadeantes desse sentimento são: a perda, a frustração, o arrependimento, as expectativas não consolidada, a rejeição, a decepção, etc.
Já a depressão é uma doença, complexa e potencialmente grave, vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética.

A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida, sendo 3 X mais comum em mulheres, e tendo uma incidência de mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.
Ela é causada por fatores genéticos, hormonais e ambientais. Além de tristeza, a pessoa deprimida pode apresentar uma gama extensa de sintomas, tais como: emagrecimento, ganho de peso, insônia, baixa autoestima, falta de motivação alterações sexuais, restrição social, dores no corpo, apatia, fadiga, etc. Em casos graves podem ocorrer sintomas psicóticos e desapego à vida.
A depressão é uma doença cerebral, estrutural e orgânica. Não é fraqueza, vontade de chamar atenção e nem frescura, e é provocada por um desequilíbrio claro nas moléculas que conectam os neurônios, chamadas de neurotransmissores.
Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
É importante o envolvimento e apoio familiar e a clareza de que a pessoa

deprimida não é fraca e que como é uma doença é preciso tratamento e que qualquer um esta sujeito a ela. Nesta tela de 1890 de Vincent van Gogh, que sofria de depressão, ele pinta a imagem de um homem que emblematiza o desespero e a falta de esperança na depressão. Talvez que ele estivesse sentindo...
Sintomas de Depressão.
Desânimo, cansaço fácil e uma necessidade de maior esforço para fazer as coisas.
Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
Diminuição da capacidade de sentir-se alegre e feliz.

Desinteresse, falta de motivação.
Falta de vontade e indecisão.
Sentimentos de medo, insegurança, desamparo e vazio
Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida.
Sensação de inutilidade, ruína, fracasso.
Interpretação negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para tudo.
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.
Perda ou aumento do apetite e do peso.
Insônia ou piora da Qualidade do sono.
Dores e outros sintomas físicos não justificados, Sensação de Doença e mal estar, aperto no peito, sintomas físicos mesmo em si, como dores de barriga, má digestão, azia, prisão de ventre, dor de cabeça ou no corpo, etc.
Tratamento e Diagnóstico.
A Depressão necessita de tratamento e diagnóstico médico, sendo muito perigoso a automedicação.

Hoje a ciência e as pesquisas avançaram ao desenvolvimento com medicações adaptáveis a cada perfil de paciente em diversos graus de depressão.
A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar a função cerebral associada à depressão.

#facebookClínicaRegot #MARCARNEUROLOGISTANOVAIGUACU #MARCARNEUROLOGISTAUNIMEDNOVAIGUAÇU #MARCARNYTRÓLOGOUNIMEDNOVAIGUACU #MARCARNEUROLOGISTAUNIMEDNILOPOLIS #MARCARNUTROLOGOUNIMEDNOVAIGUAÇU #MARCARNEUROLOGISTAUNIMEDNILÓPOLIS #MARCARNUTRÓLOGOUNIMEDRIO #marcarneurologistaCAC #marcarneurologistaclínicapopularnovaiguaçu #marcarneurologistabradesco #marcarneurologiaunimednovaiguaçu #marcarneurologistaunimed #neurologiabradesconovaiguaçu #neurologistabaratonovaiguaçu #marcarneurologistamedservicenovaiguaçu #marcarneurologistaunimedanchieta #marcarneurologistaunimedguadalupe #marcarnutrologonovaiguaçucac #nutrologiaeendocrinologianovaiguaçu #marcarnutrologonovaiguaçubradesco #nefrologistanovaiguaçu #marcarnefronovaiguaçu #marcarnutrologonovaiguaçumedservic #marcarnutrounimed #nutro #nutrologoemagrecimentocomformula #nutrologiaunimednovaiguaçu #nutrologiaunimed #médicosemagrecimentonovaiguaçu #emagrecimentodefinitivo #marcarneurologistanovaiguaçubarato #marcarneurologistanovaiguaçupreçopopular #tratamentodepressaonovaiguaçu #tratamentodepressãonovaiguaçu
Comentarios